SUCO VERDE DESINTOXICANTE



A Primavera é uma estação de transição, excelente momento para desintoxicar o nosso organismo dos excessos de gorduras e açúcares que ingerimos durante o inverno.

Intoxicamos-nos diariamente com alimentos industrializados e mal digeridos, alimentos que não combinam entre si, com stress, agitação mental, excesso de informações, desorganização das nossas emoções, etc. Por isso, todos os dias ao acordar, deveríamos manter vários hábitos que ajudam a eliminar as toxinas que ingerimos no dia anterior, tanto com a alimentos inadequados quanto as impressões negativas que captamos através dos cinco sentidos: visão, audição, pensamentos e sentimentos também.

Para começar: acordar cedo e meditar. Se você não sabe meditar, apenas fique em silêncio e contemple estar consigo mesmo. Um bom banho após a meditação ajuda a revigorar o corpo. A água é um elemento que tem um poder muito grande de purificação.

E, que tal passar a semana tomando um suco verde?

O sabor amargo das folhas verdes ajudam a limpar e revigorar o fígado, que muitas vezes está sobrecarregado e não consegue exercer a sua função adequadamente.

Os sintomas de um fígado sobrecarregado levam muitos anos para aparecer, por isso devemos dar muita atenção para esse órgão tão importante, que tem por função digerir os alimentos, desintoxicar e defender o nosso corpo de organismos estranhos.

Se o nosso fígado estiver saudável, todo o nosso organismo estará saudável e a nossa imunidade estará sempre forte. Com a imunidade forte, nenhum vírus tem forças para atacar o nosso corpo, e nos sentiremos fortes e dispostos para as tarefas do dia a dia. A saúde e a vitalidade física afetam também a nossa mente e as nossas emoções, e vice-versa.



RECEITA DE SUCO VERDE DESINTOXICANTE:

3 folhas de couve orgânica

1/2 maço de salsa

1 talo de aipo (se for muito grande, pode ser meio)

2 maçãs descascadas sem sementes (de preferência orgânica)

Bata tudo no liquidificador ou na centrífuga. Se fizer no liquidificador, coe antes de beber.

Beba pela manhã em jejum.

Procure manter uma dieta leve durante a semana de desintoxicação, com alimentos, legumes, frutas e verduras desintoxicantes, e evite farinha branca, carnes, embutidos, açucares, alimentos de padaria, excesso de sal e industrializados.

Se preferir um programa completo de acordo com o seu biótipo, faça uma orientação ayurvédica.

Cuide do seu corpo, cuide de suas emoções, cuide da sua mente, cuide da sua alma. Todos os quatro são extremamente importantes para uma boa saúde.

O melhor investimento que você pode fazer, é em você mesmo.

O melhor conhecimento que podemos adquirir durante a vida, é o conhecimento sobre si mesmo.

Namaste!



Fátima Carine Birck

Terapeuta Ayurveda

fatima.birck@gmail.com

51 9213.9542
Dicas para uma alimentação mais saudável




Alimentos Processados e Congelados:
Comidas processadas e congeladas não tem prana (energia vital), portanto, esses alimentos não cumprem todo o ciclo da digestão. São alimentos muito pesados para digerir e transformam-se apenas em toxinas e depósitos de gordura, e não são considerados alimentos dentro do Ayurveda.

Alimentos da estação:
Devemos comer os alimentos de acordo com as estações. Os alimentos das estações são sempre mais
abundantes e os mais baratos, e por estarem em sua época natural de colheita, a tendência é que tenham menos agrotóxicos.


Realçadores de sabor:
Os realçadores de sabor que existem em quase 100% dos alimentos industrializados confundem as memórias de sabor do nosso corpo. Atrapalham a memória do sistema digestivo e por isso os órgãos não sabem processar corretamente esses alimentos. Consequentemente, o organismo acumula os resíduos e as gorduras desses alimentos como toxinas.


Quantidade ideal para ingestão de alimentos:
O espaço do estômago pode ser dividido em 3 partes:
·  1/3 deve ser preenchido com alimentos sólidos, estruturais e construtores de mucosidade, características de Kapha
·   1/3 deve ser preenchido com alimentos semi-líquidos e líquidos mornos, geradores de bílis e fluídicos, características de Pitta  (chá quente, sopas).
·    1/3 deve permanecer vazio, para o ar poder se movimentar, onde Vata possa atuar para uma perfeita digestão e formar o bolo fecal.   

        A quantidade de alimento necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas duas mãos.
     Quando comemos com calma e devagar, em um determinado momento percebemos um leve arrotinho. No momento em que percebemos este arrotinho, devemos parar de comer, pois este é um sinal de que já ingerimos uma quantidade suficiente de comida.




Dicas para uma boa refeição:

·         Para a refeição ficar completa, procure ingerir os seis sabores:
Doce, picante, azedo, salgado, amargo e adstringente.
- Comece pelo sabor doce (amidos, cereais e leguminosas), e depois continue com o sabor picante, azedo, salgado, amargo e adstringente.
- As saladas devem ser comidas por último, regadas com um pouco de azeite, sal marinho ou limão para facilitar a digestão e evitar gases. Podem ser ingeridas misturadas com as comidas quentes também.

·        Coma devagar e mastigue bastante, principalmente carnes e alimentos de sabor doce como farináceos e cereais.

·         Se comer frituras: coma alguma especiaria digestiva durante a refeição (gengibre, pimenta do reino, canela, cravo), e após tome um chá de alguma erva digestivas (gengibre, camomila, hortelã, erva doce). Consuma com muita moderação. A fritura aumenta Kapha e Pitta.
      Se fizer fritura, frite com a manteiga ghee.

·    Coma somente quando tiver fome. Não confunda impulso emocional com a fome. Todo alimento ingerido sem fome não será metabolizado pelo organismo e se tornará toxinas.

·         Não coma quando estiver chateada (o), magoada (o) ou nervosa (o). Nesse estado o organismo libera enzimas e substâncias químicas emocionais que não favorecem a digestão.

·    Coma sempre sentada (o), em um ambiente calmo e tranquilo. Quando nos alimentamos em um ambiente agitado, o nosso organismo absorve e metaboliza esta energia.

·    Não olhe televisão ou faça alguma leitura durante a refeição. Se fizermos outra coisa enquanto comemos, não iremos perceber a quantidade ideal que devemos consumir. Alimentar-se bem exige consciência. Alimentar-se é um momento sagrado, um momento de oração. 

·      Se for possível, tome um chá digestivo 30 minutos antes das refeições principais (camomila, gengibre, hortelã, erva doce ou canela, a erva que for melhor para a sua constituição).

·         Prefira pratos frescos e preparados na hora. Evite comer alimentos velhos e requentados, congelados, enlatados, embutidos e em conserva. Esses alimentos já perderam a sua energia vital, são muito difíceis para serem digeridos e provocam gases.

·         Procure comer mais alimentos levemente cozidos, mornos ou quentes. Evite excesso de alimentos crus, o organismo tem mais dificuldade em digerir esses alimentos.

·         Evite qualquer alimento gelado. Os alimentos gelados prejudicam o fogo digestivo do nosso organismo, ou seja, atrapalha a digestão e metabolização dos alimentos.

·         Procure fazer as refeições nos horários indicados: tomar café entre 6 e 8 horas, almoçar entre 11 e 14 horas e jantar entre 18 e 19 horas. Evite comer alimentos sólidos depois das 20 horas.

·         Café da manhã, deve ser ingerido de 30 min a 1 hora depois de acordar, entre 6 e 8 horas. Para Vata deve ser mais nutritivo, Pitta normal, e Kapha moderado e leve, dando ênfase em frutas e alimentos que ajudem na digestão.

·        Nenhuma água deve ser tomada durante, nem logo após as refeições. Pode-se tomar um chá digestivo morno, e pouca quantidade.
      Jamais tomar leite durante as refeições, o leite deve ser ingerido sozinho, acompanhado somente pelo sabor doce, como biscoitos sem gluten, por exemplo. Sempre ingerir leite morno ou quente com especiarias.

·         Se você se alimentou em horário errado ou comeu alimentos pesadas, na próxima refeição coma algo leve, digestivo, e tome um chá digestivo.

·    Aproveite os sucos para equilibrar os doshas. Os sucos entram direto na corrente sanguínea, apaziguam mais rapidamente as emoções refletidas nos desequilíbrios dos doshas. Por exemplo, a irritação é um sintoma de excesso de fogo. Um suco de couve é uma boa opção para refrescar e acalmar as emoções.

·     Evite comer misturas de muitos cereais secos, como granola e ração humana por exemplo. Não devemos misturar muitos ingredientes na mesma refeição. Muita mistura dificulta a digestão, sobrecarregando o organismo e provocando gases. A granola e a ração humana normalmente têm mais de 10 tipos de grãos e são cereais muito secos. A secura desses alimentos aumentam vata e podem provocar constipação.

·         Evite farinha de trigo branca e flocos de milho (sucrilhos), são carboidratos pobres.

·     Soja: o nosso organismo tem muita dificuldade em digerir a soja, pois ele é o grão mais ácido de todos os grãos e seca o organismo.
A proteína de soja também não é benéfica para o nosso organismo, pois ela já passou por vários processamentos, e se torna o bagaço que restou da soja. A proteína não é digerível pelo organismo, pois ele suga a água da digestão. Podemos aproveitar o leite de soja (orgânico), o tofu e o missô (orgânicos), sempre de boa procedência. 
Não é recomendado que crianças e idosos tomem leite de soja, pois a soja é muito ácida e a digestão desse leite é mais lento.



 #ayurveda #digestão #saudável #cuidados #ayurvédicos #saúde #bem #estar #prevenção #doshas #vata #pitta #kapha #dicas #ayurvédicas







Envie a sua pergunta sobre Ayurveda no formulário de contato e receba a sua resposta no seu email.