SUCO VERDE DESINTOXICANTE



A Primavera é uma estação de transição, excelente momento para desintoxicar o nosso organismo dos excessos de gorduras e açúcares que ingerimos durante o inverno.

Intoxicamos-nos diariamente com alimentos industrializados e mal digeridos, alimentos que não combinam entre si, com stress, agitação mental, excesso de informações, desorganização das nossas emoções, etc. Por isso, todos os dias ao acordar, deveríamos manter vários hábitos que ajudam a eliminar as toxinas que ingerimos no dia anterior, tanto com a alimentos inadequados quanto as impressões negativas que captamos através dos cinco sentidos: visão, audição, pensamentos e sentimentos também.

Para começar: acordar cedo e meditar. Se você não sabe meditar, apenas fique em silêncio e contemple estar consigo mesmo. Um bom banho após a meditação ajuda a revigorar o corpo. A água é um elemento que tem um poder muito grande de purificação.

E, que tal passar a semana tomando um suco verde?

O sabor amargo das folhas verdes ajudam a limpar e revigorar o fígado, que muitas vezes está sobrecarregado e não consegue exercer a sua função adequadamente.

Os sintomas de um fígado sobrecarregado levam muitos anos para aparecer, por isso devemos dar muita atenção para esse órgão tão importante, que tem por função digerir os alimentos, desintoxicar e defender o nosso corpo de organismos estranhos.

Se o nosso fígado estiver saudável, todo o nosso organismo estará saudável e a nossa imunidade estará sempre forte. Com a imunidade forte, nenhum vírus tem forças para atacar o nosso corpo, e nos sentiremos fortes e dispostos para as tarefas do dia a dia. A saúde e a vitalidade física afetam também a nossa mente e as nossas emoções, e vice-versa.



RECEITA DE SUCO VERDE DESINTOXICANTE:

3 folhas de couve orgânica

1/2 maço de salsa

1 talo de aipo (se for muito grande, pode ser meio)

2 maçãs descascadas sem sementes (de preferência orgânica)

Bata tudo no liquidificador ou na centrífuga. Se fizer no liquidificador, coe antes de beber.

Beba pela manhã em jejum.

Procure manter uma dieta leve durante a semana de desintoxicação, com alimentos, legumes, frutas e verduras desintoxicantes, e evite farinha branca, carnes, embutidos, açucares, alimentos de padaria, excesso de sal e industrializados.

Se preferir um programa completo de acordo com o seu biótipo, faça uma orientação ayurvédica.

Cuide do seu corpo, cuide de suas emoções, cuide da sua mente, cuide da sua alma. Todos os quatro são extremamente importantes para uma boa saúde.

O melhor investimento que você pode fazer, é em você mesmo.

O melhor conhecimento que podemos adquirir durante a vida, é o conhecimento sobre si mesmo.

Namaste!



Fátima Carine Birck

Terapeuta Ayurveda

fatima.birck@gmail.com

51 9213.9542
Dicas para uma alimentação mais saudável




Alimentos Processados e Congelados:
Comidas processadas e congeladas não tem prana (energia vital), portanto, esses alimentos não cumprem todo o ciclo da digestão. São alimentos muito pesados para digerir e transformam-se apenas em toxinas e depósitos de gordura, e não são considerados alimentos dentro do Ayurveda.

Alimentos da estação:
Devemos comer os alimentos de acordo com as estações. Os alimentos das estações são sempre mais
abundantes e os mais baratos, e por estarem em sua época natural de colheita, a tendência é que tenham menos agrotóxicos.


Realçadores de sabor:
Os realçadores de sabor que existem em quase 100% dos alimentos industrializados confundem as memórias de sabor do nosso corpo. Atrapalham a memória do sistema digestivo e por isso os órgãos não sabem processar corretamente esses alimentos. Consequentemente, o organismo acumula os resíduos e as gorduras desses alimentos como toxinas.


Quantidade ideal para ingestão de alimentos:
O espaço do estômago pode ser dividido em 3 partes:
·  1/3 deve ser preenchido com alimentos sólidos, estruturais e construtores de mucosidade, características de Kapha
·   1/3 deve ser preenchido com alimentos semi-líquidos e líquidos mornos, geradores de bílis e fluídicos, características de Pitta  (chá quente, sopas).
·    1/3 deve permanecer vazio, para o ar poder se movimentar, onde Vata possa atuar para uma perfeita digestão e formar o bolo fecal.   

        A quantidade de alimento necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas duas mãos.
     Quando comemos com calma e devagar, em um determinado momento percebemos um leve arrotinho. No momento em que percebemos este arrotinho, devemos parar de comer, pois este é um sinal de que já ingerimos uma quantidade suficiente de comida.




Dicas para uma boa refeição:

·         Para a refeição ficar completa, procure ingerir os seis sabores:
Doce, picante, azedo, salgado, amargo e adstringente.
- Comece pelo sabor doce (amidos, cereais e leguminosas), e depois continue com o sabor picante, azedo, salgado, amargo e adstringente.
- As saladas devem ser comidas por último, regadas com um pouco de azeite, sal marinho ou limão para facilitar a digestão e evitar gases. Podem ser ingeridas misturadas com as comidas quentes também.

·        Coma devagar e mastigue bastante, principalmente carnes e alimentos de sabor doce como farináceos e cereais.

·         Se comer frituras: coma alguma especiaria digestiva durante a refeição (gengibre, pimenta do reino, canela, cravo), e após tome um chá de alguma erva digestivas (gengibre, camomila, hortelã, erva doce). Consuma com muita moderação. A fritura aumenta Kapha e Pitta.
      Se fizer fritura, frite com a manteiga ghee.

·    Coma somente quando tiver fome. Não confunda impulso emocional com a fome. Todo alimento ingerido sem fome não será metabolizado pelo organismo e se tornará toxinas.

·         Não coma quando estiver chateada (o), magoada (o) ou nervosa (o). Nesse estado o organismo libera enzimas e substâncias químicas emocionais que não favorecem a digestão.

·    Coma sempre sentada (o), em um ambiente calmo e tranquilo. Quando nos alimentamos em um ambiente agitado, o nosso organismo absorve e metaboliza esta energia.

·    Não olhe televisão ou faça alguma leitura durante a refeição. Se fizermos outra coisa enquanto comemos, não iremos perceber a quantidade ideal que devemos consumir. Alimentar-se bem exige consciência. Alimentar-se é um momento sagrado, um momento de oração. 

·      Se for possível, tome um chá digestivo 30 minutos antes das refeições principais (camomila, gengibre, hortelã, erva doce ou canela, a erva que for melhor para a sua constituição).

·         Prefira pratos frescos e preparados na hora. Evite comer alimentos velhos e requentados, congelados, enlatados, embutidos e em conserva. Esses alimentos já perderam a sua energia vital, são muito difíceis para serem digeridos e provocam gases.

·         Procure comer mais alimentos levemente cozidos, mornos ou quentes. Evite excesso de alimentos crus, o organismo tem mais dificuldade em digerir esses alimentos.

·         Evite qualquer alimento gelado. Os alimentos gelados prejudicam o fogo digestivo do nosso organismo, ou seja, atrapalha a digestão e metabolização dos alimentos.

·         Procure fazer as refeições nos horários indicados: tomar café entre 6 e 8 horas, almoçar entre 11 e 14 horas e jantar entre 18 e 19 horas. Evite comer alimentos sólidos depois das 20 horas.

·         Café da manhã, deve ser ingerido de 30 min a 1 hora depois de acordar, entre 6 e 8 horas. Para Vata deve ser mais nutritivo, Pitta normal, e Kapha moderado e leve, dando ênfase em frutas e alimentos que ajudem na digestão.

·        Nenhuma água deve ser tomada durante, nem logo após as refeições. Pode-se tomar um chá digestivo morno, e pouca quantidade.
      Jamais tomar leite durante as refeições, o leite deve ser ingerido sozinho, acompanhado somente pelo sabor doce, como biscoitos sem gluten, por exemplo. Sempre ingerir leite morno ou quente com especiarias.

·         Se você se alimentou em horário errado ou comeu alimentos pesadas, na próxima refeição coma algo leve, digestivo, e tome um chá digestivo.

·    Aproveite os sucos para equilibrar os doshas. Os sucos entram direto na corrente sanguínea, apaziguam mais rapidamente as emoções refletidas nos desequilíbrios dos doshas. Por exemplo, a irritação é um sintoma de excesso de fogo. Um suco de couve é uma boa opção para refrescar e acalmar as emoções.

·     Evite comer misturas de muitos cereais secos, como granola e ração humana por exemplo. Não devemos misturar muitos ingredientes na mesma refeição. Muita mistura dificulta a digestão, sobrecarregando o organismo e provocando gases. A granola e a ração humana normalmente têm mais de 10 tipos de grãos e são cereais muito secos. A secura desses alimentos aumentam vata e podem provocar constipação.

·         Evite farinha de trigo branca e flocos de milho (sucrilhos), são carboidratos pobres.

·     Soja: o nosso organismo tem muita dificuldade em digerir a soja, pois ele é o grão mais ácido de todos os grãos e seca o organismo.
A proteína de soja também não é benéfica para o nosso organismo, pois ela já passou por vários processamentos, e se torna o bagaço que restou da soja. A proteína não é digerível pelo organismo, pois ele suga a água da digestão. Podemos aproveitar o leite de soja (orgânico), o tofu e o missô (orgânicos), sempre de boa procedência. 
Não é recomendado que crianças e idosos tomem leite de soja, pois a soja é muito ácida e a digestão desse leite é mais lento.



 #ayurveda #digestão #saudável #cuidados #ayurvédicos #saúde #bem #estar #prevenção #doshas #vata #pitta #kapha #dicas #ayurvédicas







Envie a sua pergunta sobre Ayurveda no formulário de contato e receba a sua resposta no seu email.


KEP CALM AND RELAX....


Abaixo você vai conhecer algumas ervas e alimentos indicados pelo livro Essência da Saúde, que ajudam a controlar o ESTRESSE, a ANSIEDADE e a IRRITABILIDADE.

O estresse e a ansiedade estão relacionados com os doshas Vata e Pitta.

Então, além de usar ervas e consumir alimentos saudáveis, orgânicos e que acalmem esses dois doshas, é preciso melhorar a rotina diária, desacelerar o ritmo de trabalho e reservar mais tempo para cuidar de você.

Faça Yoga, meditação, exercícios leves. Durma cedo e acorde cedo. Quanto mais tarde você for dormir, mais cansado e esgotado o seu organismo ficará, acumulando com o tempo uma exaustão de energia. Além disso, dormir tarde aumenta o dosha vata, deixando a nossa mente muito acelerada e cansada. Tome suco verde em jejum e tome um café da manhã leve e balanceado.


Ervas Calmantes:

* Camomila
* Erva-cidreira
* Erva-doce
* Fáfia
* Marapuama
* Valeriana
* Maracujá


Hábitos Alimentares:
* Evite ficar longos períodos sem se alimentar;
* Consuma alimentos integrais (pães, arroz, aveia, nozes, gérmen de trigo);
* Evite estimulantes como chimarrão, chá-preto, café, chocolate, guaraná (sem orientação adequada), em especial no período noturno.
* Água, sucos naturais refrescantes, água de coco.
* Evite refrigerantes em geral.
* Consuma frutas como abacate, banana e maracujá;
* Consuma mais alface e brócolis;
* Modere com as gorduras e proteínas (carnes, leite e derivados), em especial no período noturno.

Estas informações e muito mais você encontra na página 204 e 205, no capítulo do Sistema Nervoso do Livro ESSÊNCIA DA SAÚDE.

VENDAS DO LIVRO:
você pode adquirir o livro com 6% de DESCONTO a vista
ou em até 6x SEM JUROS, através do link:







Excesso de acidez, refluxo ácido, azia, queimação ácida, fermentação gástrica, gases com mau cheiro.....são sintomas de desequilíbrio do dosha Pitta!

O seguinte composto é uma excelente receita para amenizar a acidez do sistema digestivo:

Infusão composta de coentro, cominho e funcho:
Coentro: sementes secas - 1g
Cominho: sementes secas - 1g
Funcho: sementes secas - 1g

Colocar em infusão com 150 ml de água fervente. Abafar por 20 minutos. Coar e tomar. repetir a dose 2 a 3 vezes por dia.

Essa preparação acalma o sistema digestivo quando o fogo digestivo está muito intenso, produzindo sensação de ardência, queimação e desconforto na digestão.

Essas informações e muito mais você encontra na página 64, no capítulo do Sistema Digestivo do Livro ESSÊNCIA DA SAÚDE.




VENDAS DO LIVRO:
você pode adquirir o livro com 6% de DESCONTO
ou em até 6x SEM JUROS.


Clique no botão "Comprar" logo abaixo da imagem do livro na lateral direita do blog.

Estilo de vida que equilibra Kapha:




O dosha Kapha que é composto pelos elementos água e terra, é frio, pesado e úmido. Escolhendo as qualidades opostas – calor, leveza e secura – podemos equilibrar este dosha pesado e estático.
Por exemplo, se Kapha se manifesta como muita frieza no corpo, devemos escolher a aplicação de calor (com sauna, alimentos quentes e chás picantes, etc) para promover o elemento fogo que e inexiste no dosha Kapha. Se uma pessoa está com excesso de peso que teve origem em um desequilíbrio de kapha, as atividades que incentivam a leveza irão beneficiá-la. 

Aqui estão algumas recomendações para trazer equilíbrio para este dosha:

·         Coma alimentos quentes, leves, picantes, evitando alimentos pesados, frios e que provocam muco.
·         Faça exercícios vigorosos como corrida ou esportes competitivos para eliminar a  tendência de preguiça.
·         Evite dormir durante o dia, especialmente após as refeições.
·         Evite dormir mais do que oito horas por dia e procure acordar cedo.
·         Faça exercícios de respirações (Pranayama) iniciando pela narina direita. Estes exercícios aquecem e pacificam a estagnação do organismo.
·         Fazer amor é muito útil para o dosha kapha.
·         Caminhe mais.
·         Exponha a pele ao sol e ao vento (cuidando para não se queimar).
·         Aqueça seu ambiente no inverno.
·         Desenvolva algum tipo de habilidade em artes.
·         Use óleos essenciais como eucalipto, cânfora, gengibre e canela.
·         Esfregue a pele no chuveiro com uma luva ou esponja vegetal fazendo movimentos dos pés para cima e das mãos para o centro do corpo.
·         Mude seus hábitos de vez em quando, explore maneiras de fazer coisas diferentes em sua vida.


A única coisa difícil para as pessoas com predominância de Kapha é mudar, renovar e fazer as coisas de uma forma diferente. Muitas vezes, quando este dosha está agravado, a tendência de preguiça também aumenta. Quebrar esse padrão pode ser benéfico, embora na fase inicial pode parecer pouco natural em comparação com a tranquilidade que este dosha aumentado apresenta. Nitidez, estímulos e excitação podem fazer maravilhas quando o dosha kapha está aumentado.

#ayurveda #doshas #kapha # estilodevida #equilíbrio



Estilo de vida que equilibra Pitta:





As qualidades do dosha Pitta são calor, oleosidade e leveza em certa medida.
Pitta Dosha é intenso portanto, suavidade e relaxamento equilibra Pitta.

As dicas listadas abaixo oferecem sugestões de relaxamento para amenizar essa energia intensa de pitta: 

·         Coma alimentos refrescantes, suaves, nutritivos, evitando alimentos ácidos, azedos e picantes. 
·         Diminua a exposição ao calor excessivo, como sol, saunas, exercícios e estilos de yoga que aqueçam muito o corpo.
·         Evite lavar a cabeça com água quente (esta recomendação é para todos, specialmente para Pitta).
·         Faça passeios noturnos, especialmente quando a lua está cheia ou aparecendo no céu.
·         Minimize esportes competitivos e desfrute de jogos lúdicos com os amigos.
·         Pratique Yoga de uma forma lenta e profunda, sem concorrer com os colegas. Lembre-se que todos estão em um estágio diferente na prática. Não pratique Ashtanga, que é um método que aquece o corpo.
·         Esportes aquáticos, especialmente em água doce são ótimos para equilibrar pitta.
·         Tome banhos refrescantes no verão.
·         Prefira tecidos naturais, soltos e evite roupas sintéticas.
·         Pratique meditação e exercícios de Pranayma.
·         Aprenda a lidar com emoções como o ciúme e a raiva, certificando-se de que a raiva não está sendo suprimida.
·         Evite o excesso de trabalho, o Pitta tem uma tendência em competir.
·         Minimize atividades intensas, filmes e músicas agitados que provoquem tensão.
·         Use ervas refrescantes como hortelã, camomila, erva doce, cidreira, e especiarias como coentro, cominho.
·         Reduza ou evite o consumo de estimulantes como álcool, cafeína, bebidas energéticas, nicotina, cocaína, chimarrão, chá preto, chá verde, etc.
·         Faça auto massagem ou receba abhyanga com óleos de potência fria (coco, girassol ou amêndoas).
·         Use óleos essenciais naturais no óleo de massagem ou em recheou para perfumar o ambiente: óleos doces e refrescantes como jasmim, rosa, menta, ylang ylang, lavanda, tea tree, sândalo e coentro.


Um Pitta equilibrada pode nos fornecer uma boa quantidade de energia, sem os distúrbios que um Pitta agravante podem causar, tanto nos níveis físicos e mentais. O Pitta equilibrado irá fornecer sentimentos calorosos e capacidade analítica acentuada, enquanto que em excesso pode haver uma tendência a inflamações e um estado mental com predominância de raiva, ciúme e julgamento.

#ayurveda #doshas #pitta # estilodevida #equilíbrio


Estilo de vida que equilibra Vata:




Para pensarmos em um estilo de vida que equilibra vata, precisamos lembrar que vata é leve, seco e frio.
No Ayurveda, escolhemos as qualidades opostas das qualidades que estão em excesso.
Por exemplo, se o dosha Vata se manifesta com muita secura no corpo, iremos escolher a aplicação de óleo de gergelim aquecido para aplicar na pele, pois este óleo é pesado (promove o elemento terra), lubrifica e aquece, que são qualidades opostas as qualidades do dosha vata.

Dicas para equilibrar Vata:
·         Coma alimentos quentes, nutritivos, frescos e cozidos. 
·         Crie regularidade nos seus hábitos, como comer, dormir, acordar, fazer exercícios, etc .
·         Faça frequentemente auto massagem com óleo de gergelim morno ou receba abhyanga.
·         Use óleos essenciais naturais agradáveis de aterramento, como sândalo, laranja, erva-doce, ylang-ylang, gengibre e lavanda. Eles podem ser misturados no óleo da auto massagem ou colocados em um recheou para perfumar o ambiente.
·         Reduza os estímulos com músicas agitadas, excesso de televisão, computador, celular e jogos de computador.
·         O calor ajuda a pacificar vata também.
·         Reduza a velocidade de atividades como falar, mover-se e trabalhar.
·         Pratique exercícios que sejam lentos e que promovam o aterramento, como prática de yoga com ásanas lentos, com posturas em pé e que estimulem a estabilidade.  Natação em água quente é muito benéfico para Vata.
·         Minimize exercícios rápidos e excessivos, como corrida e ciclismo.
·         Pratique meditação.
·         Durma mais e vá dormir mais cedo (antes das 22 horas). O sono é útil para nutrir e pacificar Vata permitindo que o dosha kapha esteja mais presente.
·         Minimize viagens e evite dirigir em excesso (especialmente rápido) pois o movimento é uma das qualidades de Vata.
·         Reduza ou evite estimulantes como nicotina, bebidas energéticas, cafeína, açúcar, refrigerantes, maconha, cocaína, anfetaminas, etc.
·         Evite a exposição excessiva ao vento, especialmente vento frio.
·         O ar condicionado seca o ar - uma qualidade que agrava Vata – use o dispositivo de umidade, se possível.
·         Ande descalço, mas desde que o chão esteja quente (especialmente na areia ou lama).
·         Práticas como jardinagem, cerâmica e qualquer outro contato possível com o solo são pacificadores de vata.
·         Tomar banho de chuveiro quente, ou banho de banheira com água quente são muito benéficos para vata.
·         Respirar plena e profundamente, bem como a prática de Pranayama com a respiração alternada das narinas regula o prana e equilibra Vata.


 Uma pessoa Vata precisa relaxar, fazer as coisas com tranquilidade, fazer as refeições com calma, se manter aquecido, tomar chás calmantes, e evitar lugares com excesso de barulho e movimento.

#ayurveda #doshas #vata # estilodevida #equilíbrio


Características dos Doshas Mentais







O Ayurveda descreve a existência de três impulsos psíquicos naturais (gunas) que se manifestam na mente humana em diversas situações. Esses impulsos constituem os traços da nossa personalidade, ou o que se chama de “gênio” ou “temperamento” – os modos de reagir diante de situações que exigem um comportamento emocional, psicológico ou moral, ou um envolvimento afetivo.

O primeiro impulso psíquico, o melhor deles, é o ideal, chamado sattwa, que é o impulso de progredir, evoluir, aperfeiçoar. Por meio dele é que se aflora o desejo de compreender, de perdoar, de manifestar amor e afeição, fraternidade e compaixão. A consciência instruída por sattwa age de modo puro e iluminado, em busca de uma solução favorável a todos os seres e à vida como um todo.

O segundo impulso psíquico, o pior deles, é o chamado tamas, que é o impulso de regredir, involuir ou estagnar. Atribui-se a ele a opção pela ignorância, indiferença, frieza e inatividade total. Permanecendo impassível a tudo e a todos, a consciência ofuscada por tamas age de modo obtuso e bruto, não se importando em compreender ou buscar qualquer solução.

Intermediário aos dois anteriores, encontra-se rajas, que é o impulso de agir pela ação em si mesma, pelo movimento, numa condição de neutralidade ou repetição. A consciência dominada por rajas está excessivamente ligada ao mundo exterior, ao plano da sensualidade, dos prazeres e das dores, reagindo e resolvendo as coisas de imediato, de modo agressivo e intempestivo.

Esses impulsos psíquicos naturais definem o modo como a pessoa vai reagir diante da necessidade de tomar decisões em um dado momento de sua vida. Consideradas as características desses doshas mentais, pode-se conceber uma imagem da ação que cada um deles comanda.

Assim, diante de uma dúvida ou decisão, sattwa direciona para uma escolha positiva, evolutiva, para uma posição de progresso com equilíbrio. A pessoa que consegue alcançar sattwa clareia sua mente e seu espírito, atinge pureza em suas intenções e guia-se pela luz superior que brilha em sua consciência e em seu coração, independentemente de seu credo religioso.

Por sua vez, tamas inclina para a inércia, uma posição estática e indolente. Obscurecida pela indolência e por egotismo destrutivo, a pessoa mergulhada em tamas não reverencia nada nem ninguém, desrespeita tudo e a todos, embotada por uma escuridão mental e espiritual.

Finalmente, rajas tende a decidir as coisas de imediato, com base em seus interesses pessoais, visando ganhar dinheiro, poder, status ou fama. Como o impulso de decidir é dado por rajas, o indivíduo que tem a mente sob o jugo desse dosha é empreendedor ao extremo: está sempre negociando, barganhando e mudando de opinião ao sabor de seus projetos e interesses. Mesmo em relação à espiritualidade, as pessoas dirigidas por rajas são instáveis e oportunistas.

Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.

Resumo das características de Sattwa:
Ação correta – inteligência: partilha e equilíbrio. É a qualidade da inteligência, da virtude e da vontade. Cria a harmonia, o equilíbrio e a estabilidade. É leve e luminosa em sua natureza. Realiza o despertar da alma. Fornece a felicidade e contentamento de natureza duradoura. É o princípio da lucidez, da amplidão e da paz, da força do amor que une todas as coisas. Neste estado é que acontecem os saltos quânticos evolutivos.
Atitudes correspondentes: Não violência, verdade, beleza, justiça, criatividade, contingência, desapego, contentamento, servir, simplicidade e fé.

Resumo das características de Rajas:
Hiperatividade: a energia que causa o desequilíbrio. É a qualidade da mudança, da atividade e da agitação. Acrescenta um desequilíbrio que perturba o equilíbrio existente. Rajas é motivado em sua ação, e sempre busca uma meta e um fim que lhe dá poder. Apresenta um movimento para fora que pode causar a ação egoísta que leva a fragmentação e a desintegração. A um curto prazo Rajas estimula e proporciona prazer, porém, devido a sua natureza desequilibrada, rapidamente resulta em dor e sofrimento. É a força da emoção que causa o sofrimento e o conflito. Se bem utilizada tem a qualidade de combinar ideias criativas e construir, materializar ideias em ação.
Atitudes correspondetendes: “eu faço”, “eu desfruto”, “eu falo”, “eu sei”.


Resumo das características de Tamas:
Embotamento: a substância – cria a inércia. É a qualidade da inércia, da escuridão e do embotamento. Está presente em todo e qualquer condicionamento. É pesada, obscura ou difícil em sua ação. Funciona como a força da gravidade que retarda as coisas e as prende em formas específicas e limitadas. Tamas apresenta um movimento para baixo, sendo a causa da decadência e da desintegração. Tamas traz a tona a ignorância e a ilusão, fornecendo a insensibilidade, o sono e a perda de consciência. Trata-se do princípio da materialidade ou inconsciência que acaba por velar a consciência.
Atitudes correspondentes: Sono, desejo, preguiça, ilusão. As crianças iniciam o seu viver em Tamas, movidas pela força do condicionamento, e em seguida, caminham para as atividades mais criativas.

#ayurveda #doshas #mentais #rajas #tamas #sattwa #vata #pitta #kapha #meditação


Características Psicológicas de Pitta


No conteúdo abaixo encontra-se uma breve explicação das características psicológicas de Pitta. As descrições se referem puramente a este dosha. Vale lembrar que a maioria das pessoas tem constituições mistas, e a agudez das características de cada dosha são amenizadas pelo outro dosha dominante.


PITTA (tipos fogo + água)

O humor que digere qualquer coisa; é responsável por todas as transformações mentais, metabólicas e químicas que ocorrem no corpo. Ele ilumina também nosso intelecto nos permitindo compreender e perceber a realidade.

Características: digestão, calor, visão, memória, inteligência, coragem.

Os tipos pitta são inteligentes, perspicazes e têm discernimento. Têm um raciocínio agudo e vêem o mundo de modo claro e sistemático; no entanto, pelo fato de suas ideias serem brilhantes, podem ser dogmáticos e críticos. São propensos à raiva, que constitui a principal reação a acontecimentos novos e inesperados, e tendem a ser agressivos e dominadores. Têm uma vontade férrea e podem ser impulsivos e obstinados. Essas pessoas dão bons líderes, mas podem ser fanáticos ou insensíveis. Apreciam o uso da energia e da força, e se inclinam à discussão e à violência.

Os tipos pitta são bons cientistas e em geral têm uma boa compreensão de mecânica e de matemática. Gostam de trabalhar com ferramentas, com armas e com a química. Têm um raciocínio inquiridor e são bons em pesquisas e nas invenções em geral. Podem ser bons psicólogos.

A maioria dos militares o ou dos oficiais da política é do tipo fogo. Gostam da lei, e vêem o valor da punição. A maioria dos advogados, com sua mente aguda e com seus talentos para o debate, são desse tipo, que inclui também a maioria dos políticos.

Os tipos pitta são bons oradores e pregadores e são convincentes na apresentação de seus argumentos, todavia, podem ter pouco sentimento de compaixão e ficam bastante intranquilos ao ter  de ouvir a opinião alheia. Preferem e hierarquia e a autoridade acima do consenso e da democracia.


#ayurveda #doshas #pitta #características #psicológicas