Experiência curativa de Terezinha Steffen


Após várias tentativas para curar ou ao menos aliviar uma crise de rinite alérgica que já durava mais de quatro meses, busquei ajuda com a terapia ayurveda. Através da indicação de uma amiga cheguei até Fatima. Na verdade, não tinha certeza se conseguiria seguir uma dieta que imaginava ser mais difícil do que realmente era. A terapeuta, desde o princípio, demonstrou segurança e empatia o que me fez entender que ela acredita na terapia e ama o que faz.
Na segunda massagem (abhyanga) comecei a sentir os efeitos benéficos que o tratamento proporciona. A oleação tem um efeito lúdico, aconchegante e libertador - levando em conta que cada um pode sentir de uma forma diferente. As dores de cabeça foram diminuindo, as vias respiratórias mais livres e o uso do ghee me surpreendeu - usei nas dores, nas alergias de pele, nos olhos para aliviar a irritação.
Estava ansiosa para receber o shirodhara e mais uma vez fiquei maravilhada. Quando o óleo foi colocado na minha testa, tive a nítida sensação de estar vendo um rio correndo em meio ao deserto (uma imagem incrível!). Segundo ela, a sessão durou 25 minutos e eu senti um relaxamento tão grande que tive a impressão de que meu corpo estava colado na maca - acho que adormeci por alguns instantes. Essa técnica deixou-me um pouco "aérea", leve, limpa, tranquila... Depois de almoçar (comida leve) dormi por duas horas, como que numa sequencia ao tratamento, seguindo a exigência do corpo que era de apenas "descansar".
Acredito que algumas coisas que são feitas na Índia nem sempre podem ser experimentadas aqui - o clima, as condições de vida deles é diferente - mas quando o terapeuta acredita na técnica e ama o que faz, tudo é possível. Posso afirmar que a Fátima usa o coração nas mãos porque o carinho que recebo dela, a atenção e a empatia são motivos suficientes para que eu siga corretamente a dieta prescrita e o tratamento surte o efeito desejado num mínimo espaço de tempo. Gratidão imensa Fátima, por tudo o que você faz e por tudo o que você é. Que Deus a abençoe todos os dias!


Terezinha Steffen



O que significa Sādhanā?




Sādhanā significa prática espiritual. E dentro da filosofia do yoga, o objetivo desta prática é a libertação, a iluminação (moksha). No Ayurveda, podemos considerar como Sādhanā todos os momentos de auto cuidado com amor, quando estamos totalmente presentes naquela prática, quando nos conectamos com o nosso eu divino, seja preparando um alimento, preparando ghee, colhendo uma erva, meditando, praticando yoga, trabalhando, contemplando, fazendo auto massagem, e todos os momentos de qualquer prática que fizermos com amor e boas intenções.



​Om Bhur Bhuva Swah - Tat Savitur Varenayam - Bhatgo Devasya Dhimahi
Dhiyo Yo Nah Prachodayat


Om namo Bhagavate Vasudevaya Dhamvantaraye, Amritha Kalasa Hasthaaya, Sarvamaya Vinasanaya Thrilokya Nathaya, Srimaha Vischnave Namah. Om Shanti Shanti Shanti

"Minhas saudações ao Senhor Dhanwantarie, que está em todo lugar na forma de inteligência. Saudações aquele que é o senhor de todo o Universo, que destrói todas as doenças e carrega em uma das suas mãos o pote do néctar da imortalidade."