A importância do Prana






Podemos equilibrar o prana mantendo bons pensamentos, praticando yoga e pranayama.

Prana é a energia vital, a força da vida no corpo, manifesta-se com diferentes sistemas de vata no corpo. Sem prana, o nosso corpo não vive, ele se torna um corpo morto.

Todas as sensações são uma criação de prana e não há sensação sem prana. Quando não existe prana, as sensações são interrompidas. Um toque na pele é levado para o cérebro através do prana e então nós reagimos ao toque.

Prana cria uma união do prana (energia cósmica) exterior com o nosso prana (energia) interior. É o movimento da mente, pensamentos, sentimentos, emoções, sensação e percepção. Quando prana está imóvel (momento em que inspiramos e prendemos a respiração durante o pranayama), torna-se consciência bem-aventurada. Assim, a consciência torna-se a percepção, a percepção se torna sensação, e sensação torna-se sentimentos. Em seguida, os pensamentos surgem e os sentimentos se tornam emoções. Esta é a ordem natural.

Sentimentos, emoções e consciência fazem parte da mente. Prana move a mente e prana torna-se mente. Se a pessoa controla prana, pode controlar a mente. A mente é um fluxo de pensamento como o rio é um fluxo de água. Se a água é clara, o rio é claro. Se a água está suja, barrenta ou poluída, o rio está poluído. Se a água é abundante, o rio está alagado e inchado. Se a água é diminuída, o rio é estreito. Como é a água, assim é o rio.

A mente é um fluxo de pensamentos. Se o pensamento traz medo, a mente se torna medo. Se os pensamentos criam a raiva, a mente se torna raiva. Se houver o pensamento positivo, a mente torna-se positiva. Se mudarmos os pensamentos, mudamos a mente. Ao melhorar o pensamento, a pessoa vai melhorar a mente, e melhorando a mente, a pessoa será melhor. O pensamento é a intenção. Com o pensamento correto, pensamento positivo, a pessoa tem intenção correta, e a correta intenção é atenção correta. De acordo com a medicina moderna, o pensamento é veículo bioquímico, mas de acordo com Ayurveda, pensamento é a vibração do prana. O exercício de pranayama vai além do pensamento.

Quando prana é imóvel, absolutamente imóvel, ele é puro, é escolha da consciência. Escolha é vibração, movimento. Portanto, a escolha torna-se desejo e desejo causa uma escolha. Controlando o prana através do pranayama, controlamos as escolhas e os desejos e consequentemente a mente. Desta forma, prana torna-se mente.



Alguns sinais e sintomas aparentes quando há um desequilíbrio de prana:

Palpitações significa consciência indevida do batimento cardíaco e é um distúrbio prânico. Normalmente, não temos conhecimento de nosso batimento cardíaco. Palpitação é um sintoma fisiológico e patológico. Desequilíbrio de prana também pode causar dispnéia, consciência indevida da respiração, ou falta de ar.

O excesso de exercício pode produzir falta de ar, como pode provocar algumas emoções, como a raiva. Gravidez e obesidade também podem causar falta de ar. No entanto, dispnéia em repouso é um sinal de falta de ar envolvendo a atividade cardíaca. Se uma pessoa tem insuficiência cardíaca congestiva ou insuficiência ventricular cardio-pulmonar, há aumento da falta de ar durante o sono.

Outros sintomas de transtornos prana são: ansiedade, nervosismo, medo e raiva. A raiva é pitta mas pitta pode perturbar prana como a manifestação psicológica. Incapacidade de se concentrar também é um sintoma de desequilíbrio de prana. Doenças de desequilíbrio de prana incluem paralisia acidente vascular cerebral, epilepsia, apneia do sono, e os tremores do mal de Parkinson. Distúrbios respiratórios incluem bronquite, asma e pneumonia, bem como soluços e arroto constante.


Referências:

Lad, Vasant. Textbook of Ayurveda: general principles of management and treatment – Albuquerque: The Ayurvedic Press, 2012.



#ayurveda #yoga #prana #porto alegre #terapia #ayurvédica #orientação #consulta #terapeuta # terapias #amor #pela #vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário