O que são, e como se formam as Toxinas.






Segundo o Ayurveda,
a maioria das doenças (desequilíbrios)
são causadas pela presença de matéria estranha
no organismo, as toxinas.


Em função da rotina agitada, excesso de trabalho e stress, muitas pessoas não se dão conta de que não estão dando a devida atenção à sua saúde. Quando nos alimentamos com pressa, sem fome, enquanto dirigimos, se consumimos excessivamente alimentos industrializados, congelados, aquecidos em micro-ondas, e comemos quando estamos sentindo alguma emoção negativa, prejudicamos diretamente o nosso sistema digestivo e, consequentemente, acumulamos toxinas no nosso corpo.

Todos sabem que estes maus hábitos podem levar a obesidade e provocar uma série de sintomas desagradáveis. Mas o que muitas pessoas não param para pensar, é que esses descuidos que deveriam ser esporádicos já estão fazendo parte de sua rotina diária, e que ao longo dos anos podem provocar doenças graves e crônicas devido ao acúmulo de toxinas.

Segundo o Ayurveda, sistema de filosofia e medicina que surgiu há mais ou menos 5.000 anos na Índia, a maioria das doenças (desequilíbrios) são causadas pela presença de matéria estranha no organismo, as toxinas. 

Entenda como as toxinas se acumulam no organismo:

Toxinas são causadas por alimentos não digeridos que se acumulam no trato digestivo e entram em estado de deterioração. Isso acontece quando o nosso poder digestivo está prejudicado devido a algum desequilíbrio no organismo (desequilíbrio de um ou mais doshas: Vata, Pitta ou Kapha), má alimentação e/ou um estilo de vida inadequado. Quando os componentes dos alimentos não são digeridos nem absorvidos, acumulam-se no intestino grosso e transformam-se em uma substância heterogênea, malcheirosa e pegajosa. Este material obstrui os intestinos e outros canais, como os capilares e vasos sanguíneos. Este material passa por muitas transformações químicas, que criam as toxinas. Essas toxinas são absorvidas pelo sangue, e entram na circulação geral. Acumulam-se nas partes mais fracas do organismo, onde se cria constipação, estagnação e fraqueza dos órgãos, reduzindo a imunidade desses tecidos. O metabolismo fica drasticamente afetado e o sistema imunológico do corpo é prejudicado. Consequentemente, a doença manifesta-se nos órgãos afetados, e pode ser identificada como artrite, diabetes, problemas cardíacos, entre outros. Esta atividade é a principal causa da maioria das doenças crônicas, segundo o Ayurveda.

Além dos alimentos não digeridos devido a um baixo poder digestivo, as toxinas são formadas pela ingestão de alimentos sintéticos como: alimentos industrializados que contenham ingredientes artificiais (corantes, aromatizantes, conservantes) e outros produtos químicos presentes nos alimentos, água, remédios, etc.

As toxinas formam-se também através da ingestão de alimentos incompatíveis. Quando alimentos incompatíveis são ingeridos (por exemplo: farinha, leite e ovos) o fogo digestivo não tem força suficiente para digerir esta combinação, e substâncias tóxicas são produzidas por estes alimentos digeridos precariamente.

Igualmente, as toxinas podem surgir através de fatores emocionais. Raiva reprimida, por exemplo, altera completamente a flora da vesícula, o condutor biliar, o intestino delgado e agrava o dosha Pitta (o elemento fogo presente no nosso organismo), causando manchas inflamadas nas membranas mucosas do estômago e intestino delgado. Da mesma forma, medo e ansiedade alteram a flora do intestino grosso. Consequentemente, a barriga fica inflada com gases, que se acumulam em bolsas no intestino grosso gerando desconforto e dor.

Por causa dos efeitos negativos da repressão, o Ayurveda recomenda que nem as emoções nem qualquer impulso físico, como tossir, espirrar, liberar gases, ejacular, necessidade de urinar e defecar, sejam reprimidos.

Emoções reprimidas desequilibram o fogo digestivo do nosso organismo, que é a resposta autoimune do corpo. Quando este fogo digestivo está fraco, pode ocorrer reação imune anormal, desencadeando alergias a certas substâncias como o pólen, a poeira e ao aroma das flores. 

Como eliminar as toxinas e prevenir doenças:

O Ayurveda indica programas de desintoxicação para o nosso corpo eliminar as toxinas. Estes programas são compostos por sucos, sopas, ervas e especiarias desintoxicantes, tudo de acordo com o biotipo da pessoa e a estação do ano. Além da necessidade de incluirmos hábitos e alimentos desintoxicantes no nosso dia a dia, através de sucos verdes, água, frutas, legumes e verduras, é muito importante que todos façam uma desintoxicação periódica, seja semanal, mensal, ou semestral. A desintoxicação semanal pode ser feita durante 1 dia. Quem desejar uma desintoxicação mais longa, pode fazer esta limpeza a cada 30 dias, em um período de três ou quatro dias. O Ayurveda indica também que façamos desintoxicações mais profundas a cada troca de estação, no outono e na primavera. As desintoxicações que o Ayurveda indica são exclusivas para cada pessoa, de acordo com o seu biotipo e desarmonias que apresentam, e é na Orientação Ayurvédica que o terapeuta ayurvédico determina esta dieta.

A desintoxicação ajuda a aliviar o fígado e todos os órgãos do sistema digestivo do trabalho excessivo que precisam desempenhar todos os dias para eliminar as toxinas que ingerimos. Assim, aumentamos o nosso fogo digestivo, melhorando a nossa digestão, a eliminação, o nosso apetite, e a nossa disposição. Se o nosso sistema digestivo e o nosso fígado não funcionarem adequadamente, todo o nosso organismo pode ficar muito prejudicado.

Fátima Carine Birck
Orientadora Ayurvédica



Nenhum comentário:

Postar um comentário