O que é Ghee?







Ghee é um tipo de manteiga clarificada muito especial, apreciada por seu sabor, por seus benefícios nutricionais e qualidades medicinais. O Ayurveda, a antiga ciência médica da Índia, reconhece o ghee como uma parte essencial de uma dieta equilibrada, e considera ser a melhor gordura que podemos ingerir.

Na Índia, o ghee sempre foi um símbolo sagrado de auspiciosidade, nutrição e cura, especialmente nos rituais diários de cozinhar e de adoração.

Esta manteiga purificada é a própria essência do leite, o resultado final de um processo de fervura longo e cuidadoso que remove toda a umidade e impurezas do leite. A ausência da umidade e dessas impurezas no ghee torna a armazenagem completamente estável, ou seja, o ghee não se decompõe e não precisa ser armazenado sob refrigeração, se bem apurado e colocado num recipiente que estanque o ar para evitar a oxidação. Segundo o Ayurveda, o ghee é como o vinho, quanto mais tempo ficar armazenado, melhor e mais medicinal ele será.

O ghee contém Omega 3 e Omega 9, ácidos graxos essenciais, juntamente com as vitaminas A, D, E e K. Ghee feito de manteiga orgânica de vacas de pasto é uma das maiores fontes naturais de CLA (Ácido Linoléico Conjugado), anti-oxidantes, bem como numerosos outros minerais que estão presentes no ghee.

O ghee é a melhor escolha para cozimento em alta temperatura, pois satura somente acima de 250 graus centígrados. Na maioria dos alimentos que cozinhamos, usamos uma temperatura até 200 graus centígrados.

A pureza do ghee permite que ele passe através das membranas lipídicas das células, sendo profundamente penetrante e nutritivo. Por esta razão, as vitaminas e minerais dos alimentos cozidos em ghee são absorvidos profundamente pelo corpo, onde eles oferecem um alto benefício. A assimilação dos nutrientes aumenta quando usadas numa matriz de ghee. Quando você adiciona especiarias no ghee para cozinhar, o sabor é levado para dentro do alimento. Muitas preparações medicamentosas do Ayurveda são preparadas com ghee por causa desta característica transportadora.
Na Índia há um ditado que diz: “um ghee de cem anos pode curar qualquer doença.”


Benefícios:

O Ayurveda afirma que o ghee:

- Ajuda a equilibra a acidez gástrica.
- Distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficiência.
- É digestivo e estimula o metabolismo. Cozidos no ghee, os alimentos são digeridos e absorvidos melhor, o que ajuda a evitar formação de toxinas oriundas de alimentos mal digeridos.
- Nutre as camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo a memória e a capacidade intelectual;
- Contribui para a resolução de problemas de fertilidade;
- Alivia e ajuda a fortalecer fígado e rins.
- É anti-oxidantes.
- Promove a longevidade.
- Trás vigor e energia;
- Aumenta a vitalidade sexual;
- Melhora a pele e os olhos;
- Lubrifica os canais do nosso corpo e as articulações;
- Alivia stress e ansiedade;
- Alivia os doshas Vata e Pitta.


Armazenamento e validade:


Em um recipiente bem fechado, sem ser aberto, o ghee pode ser guardado em temperatura ambiente por até dois anos. Em geladeira ou ambiente fresco e escuro, pode ser guardado por décadas.

Nos tempos antigos, quem tinha grandes estoques de ghee possuía ouro líquido.

A textura e cor variam conforme a temperatura do ambiente. Em dias quentes, o líquido dourado pode apresentar grânulos brancos.

Quem deseja que o ghee tenha uma textura mais sólida, pode mantê-lo na geladeira.


Venda:

Acesse a barra lateral direita para comprar pelo pagseguro.
Embalagem: embalagem de vidro.
Quantidades: 200g, 300g, 500g e 1 Kg.
Maiores informações: fatima.birck@gmail.com


#ayurveda #ghee #dosha #vatta #pitta #kapha #alimentação #saúde #bem estar #gordura #saudável #manteiga #purificada

Nenhum comentário:

Postar um comentário