Constituição Vata-Kapha



Vata ainda é o dosha dominante, mas, como kapha tem características opostas às dele, nem sempre é fácil identificar esse tipo de constituição.

De modo geral, as características físicas tendem a ser do tipo vata, enquanto as psicológicas denunciam a personalidade tranquila de kapha, ainda que marcada pela irregularidade do primeiro. A aversão ao frio, as agravações diante desse clima e a digestão lenta ou irregular são típicas de vata-kapha, uma vez que ambos os doshas são frios.

A leveza, a secura, a rapidez e a instabilidade de vata são muitas vezes equilibradas pelas características opostas de kapha, de modo que esse tipo misto pode experimentar mais estabilidade emocional, mais calma interior e mais apego material que os vata puros, muito embora, em situações de stress agudo, as características de vata possam aflorar.

Apesar da tendência a um comportamento mais tranquilo, o dinamismo de vata sempre se faz presente, com mais persistência e constância do que nos vata puros.


Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.


#ayurveda #doshas #kapha #vata #kapha-vata #características



Nenhum comentário:

Postar um comentário