Shirodhara - cuidando do vata e da mente









Shirodhara: shiro (cabeça), dhara (fluxo).

Juntas, estas duas palavras formam um conceito que tem como objetivo trazer equilíbrio físico, mental e emocional, rejuvenescendo o espírito e preservando a saúde.

Esta terapia acontece através do derramamento contínuo e ininterrupto de um líquido medicamentoso na testa, de acordo com a natureza e desequilíbrio da pessoa.

Procedimento: o líquido é derramado na região no ajna chakra (terceiro olho), estimulando especificamente o marma sthapani. O líquido pode também ser derramado da têmpora direita para a esquerda, da esquerda para a direita, em um vai e vem, com um movimento suave, e mais tarde o fluxo é estabilizado na área do terceiro olho.

O óleo é recolhido em um recipiente que aquece o óleo (panelinha de cera quente), e reutilizado durante todo o processo. É mantido em uma temperatura agradável, de tépida ou morna, dependendo da temperatura externa.

Duração: de 30 a 60 minutos.

Frequência: para um melhor resultado, é aconselhável realizar no mínimo sete sessões, com intervalos de no máximo de uma semana.

Efeitos: induz frequentemente a um estado de relaxamento profundo do corpo e da mente, revitalizando o sistema nervoso central. É altamente eficaz para evitar doenças como paralisias, Parkinson, demências e outras disfunções neurológicas. É útil em distúrbios do sono, falta de concentração, estresse, dores de cabeça crônicas, déficits de memória, zumbido, dor de garganta (seca) entre outras dores. Ajuda a liberar emoções armazenadas e purificar a mente. No Ayurveda, o shirodhara é considerado uma ferramenta importante na busca de estados superiores de consciência.

O shirodhara tem melhor resultado quando é feito depois de uma abhyanga.

Benefícios:

· Regular e aumenta a circulação sanguínea para o cérebro, melhora a memória, nutre o cabelo e couro cabeludo, acalma o corpo e a mente. Shirodhara é um dos tratamentos mais eficazes para reduzir o estresse e tensão nervosa;

· Benéfico para muitas doenças relacionadas com a cabeça, pescoço, olhos, ouvidos, nariz e garganta;

· Induz ao sono profundo por isso é muito benéfico para tratamento de insônia;

· Impede a queda de cabelo e envelhecimento prematuro;

· Alivia a dor de cabeça e sensação de queimação na cabeça;

· Nutre e rejuvenesce o corpo;

· Melhora a digestão;

· Aguça os órgãos dos sentidos;

· Melhora a qualidade da voz;

· Dá força ao pescoço e cabeça;

· Melhora a saúde da pele;

· Esfria o corpo e alivia a dor;

· Revigora o corpo e a mente e estimula as memórias cognitivas.
#ayurveda #cura #saúde #prevenção #shirodhara #equilíbrio #doshas #vata #pitta #kapha



Nenhum comentário:

Postar um comentário