Características Psicológicas de Pitta


No conteúdo abaixo encontra-se uma breve explicação das características psicológicas de Pitta. As descrições se referem puramente a este dosha. Vale lembrar que a maioria das pessoas tem constituições mistas, e a agudez das características de cada dosha são amenizadas pelo outro dosha dominante.


PITTA (tipos fogo + água)

O humor que digere qualquer coisa; é responsável por todas as transformações mentais, metabólicas e químicas que ocorrem no corpo. Ele ilumina também nosso intelecto nos permitindo compreender e perceber a realidade.

Características: digestão, calor, visão, memória, inteligência, coragem.

Os tipos pitta são inteligentes, perspicazes e têm discernimento. Têm um raciocínio agudo e vêem o mundo de modo claro e sistemático; no entanto, pelo fato de suas ideias serem brilhantes, podem ser dogmáticos e críticos. São propensos à raiva, que constitui a principal reação a acontecimentos novos e inesperados, e tendem a ser agressivos e dominadores. Têm uma vontade férrea e podem ser impulsivos e obstinados. Essas pessoas dão bons líderes, mas podem ser fanáticos ou insensíveis. Apreciam o uso da energia e da força, e se inclinam à discussão e à violência.

Os tipos pitta são bons cientistas e em geral têm uma boa compreensão de mecânica e de matemática. Gostam de trabalhar com ferramentas, com armas e com a química. Têm um raciocínio inquiridor e são bons em pesquisas e nas invenções em geral. Podem ser bons psicólogos.

A maioria dos militares o ou dos oficiais da política é do tipo fogo. Gostam da lei, e vêem o valor da punição. A maioria dos advogados, com sua mente aguda e com seus talentos para o debate, são desse tipo, que inclui também a maioria dos políticos.

Os tipos pitta são bons oradores e pregadores e são convincentes na apresentação de seus argumentos, todavia, podem ter pouco sentimento de compaixão e ficam bastante intranquilos ao ter  de ouvir a opinião alheia. Preferem e hierarquia e a autoridade acima do consenso e da democracia.


#ayurveda #doshas #pitta #características #psicológicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário