Óleo de Gergelim







Sabor: doce
Atributo: pesado
Potência: quente
Efeito pós digestivo: doce

Ação Geral (segundo o Ayurveda): nutre os ouvidos, a cabeça, os cabelos, os olhos, os dentes, os ossos e o sistema reprodutor da mulher. É digestivo e tônico. Óleo de gergelim e o Ghee têm a capacidade de penetrar profundamente nos tecidos, nutrindo os sete dhatus (os sete tecidos do nosso corpo).

Ação Específica: Tônico, nutritivo, emoliente, rejuvenescedor, promove o crescimento dos cabelos e dos ossos.

Ação Terapêutica: diminui Vata, pode aumentar Pitta no verão ou quando já existe uma condição de Pitta em excesso.

Não use quando há excesso de toxinas no organismo;


Conteúdo extraído do livro “Essência da Saúde”:
As sementes do gergelim tem um elevado valor nutricional, em virtude de quantidades significativas de vitaminas, principalmente do complexo B, de proteína vegetal, fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio. Possuem também, em torno de 49% de óleo, rico em ácidos graxos insaturados, de excelente qualidade nutricional, medicinal e cosmética. Entre outros constituintes, o óleo contém sesamina, sesamolina, sesamol e gama tocoferol que, com suas propriedades antioxidantes, oferecem grande estabilidade química, evitando a rancificação.

O gergelim branco e o preto apresentam compostos com capacidade de combater radicais livres e constituem fonte de antioxidantes naturais, sendo que a capacidade antioxidante do gergelim preto é significativamente maior. Os componentes do gergelim podem sofrer grandes variações, a depender da variedade e da origem dos grãos.

Indicações: O gergelim tem sido indicado para controle do açúcar no sangue, do peso corporal e do colesterol. Estudos têm mostrado sua importância na melhora da função reprodutiva, em decorrência de seus efeitos antioxidantes e do aumento nos níveis hormonais (testosterona).

O óleo das sementes é usado em emplastos contra queimaduras e, ainda, como antirreumático e anti-inflamatório.


VENDA:
Acesse a barra lateral direita para comprar pelo pagseguro.

Embalagem: embalagem de vidro âmbar.
Quantidade: quantidade mínima: 1/2 litro

#ayurveda #alimentação #óleo #de #gergelim #para #vata



3 comentários: