Características da Constituição Pitta


As pessoas nascidas com predominância desse dosha exibem um domínio do elemento fogo em sua constituição, uma vez que pitta é o próprio fogo ou originado dele. Assim essas pessoas trazem no núcleo de seu biopsicotipo a impulsividade, a intensidade, a ardência e a biliosidade do elemento fogo. Como pitta é o princípio vital que governa, em cada ser vivo, todo o processo de metabolismo e transformação, o predomínio desse dosha confere às pessoas um “fogo digestivo” forte, uma digestão aguda, um grande apetite e, às vezes, uma sede exacerbada. Por isso, os tipos pitta têm grande dificuldade e omitir uma refeição ou atrasá-la demais, sob pena de se tornarem irritados, mal-humorados ou sentirem dores gástricas. 

No que se refere ao aspecto físico, essas pessoas caracterizam-se marcadamente pelos seguintes traços:
·         Mostram constituição física, vigor, energia vital e resistência física medianas.
·         Seu peso é instável: têm facilidade para engordar ou emagrecer rapidamente.
·         Caminham com passos firmes e determinados.
·         Possuem olhos pequenos, castanhos e inquietos.
·         Suas pestanas tendem a ser finas e escassas.
·         Defrontam-se precocemente com a calvície e os cabelos grisalhos, e têm a testa descoberta, com entradas frontais.
·         Possuem articulações e músculos soltos (frouxos) e magros.
·         Podem apresentar suor carregado, emitindo mau odor do corpo.
·         Seu intestino tende a ser mais solto, levando-as a evacuar mais vezes ao dia.
·         Têm expectativa mediana de vida.
·         Têm aversão ao clima quente e ao calor do sol.
·         Possuem mãos e pés quentes e têm sensação de calor no corpo.
·         Tendem a apresentar ardor nos olhos, na pele, no estômago ou em outras partes do corpo.
·         Em geral, têm boa digestão e, na juventude, podem comer de tudo.
Tratando-se de pessoas e grupos étnicos de pele e cabelos mais claros, os tipos pitta podem revelar algumas características marcantes nos tecidos dessas partes:
·         Seus cabelos são lisos, finos, ruivos ou castanhos, podendo tornar-se precocemente grisalhos e escassos.
·         Seu corpo geralmente tem uma pele suave e uma temperatura mais alta.
·         Possuem coloração avermelhada ou rosada na pele, nas palmas das mãos, na sola dos pés e na face.
·         Trazem rugas e manchas avermelhadas ou roxas na pele e frequentemente apresentam sardas.
·         Sua pele clara torna-se rapidamente avermelhada durante a raiva ou exposição ao sol.

Contudo, é bom lembrar que essas características, quando presentes nos grupos étnicos de pele e cabelos escuros, não são confiáveis para o estabelecimento da constituição.

Do ponto de vista psicológico, pitta é muito intenso, muito emotivo e tem um caráter fortemente combativo, ainda que ás vezes essa característica esteja latente. Apesar de emotivos, esses indivíduos têm o chamado temperamento “esquentando”, “bilioso”. São pessoas de “cabeça quente”, apresentando tendência ás discussões, com momentos de ira, cólera e ciúmes. Esses aspectos negativos surgem especialmente em situações de stress e pelas contrariedades do cotidiano. A impaciência e a exigência, aliadas a um senso de organização que beira o perfeccionismo, fazem dos tipos pitta pessoas irritáveis e explosivas, principalmente quando estão em fase de desequilíbrio, situações em que podem ser excessivamente ríspidas, críticas ou sarcásticas.

Em fase de equilíbrio, esses tipos apresentam uma inteligência aguda e penetrante, boa capacidade de concentração, boa oratória, grande poder de persuasão e um refinado senso de organização. Comunicam-se com clareza e precisão e defendem com firmeza a sua opinião. Nessas condições, podem ser grandes líderes e empreendedores, dotados de uma saudável ambição e de gosto pelos desafios, o que confere a eles um grande potencial de sucesso no campo profissional. 

Outras características da personalidade pitta:
·         Em geral procuram ser pessoas bem-instruídas.
·         Geralmente são sinceros e diretos, objetivos e pragmáticos.
·         Tendem a cultivar o bom comportamento e a boa higiene.
·         Tendem à raiva e ao ciúme, a serem bravos (valentes) e orgulhosos (altivos, arrogantes).
·         Ambicionam a grandeza (nobreza), gostam de coisas finas e temem o desconforto.
·         Têm habilidade mental para lidar com o medo e com as inimizades.
·         Podem ter inteligência aguçada.
·         São corajosos: gostam de aventuras e desafios.
·         Impacientes, consultam o relógio a todo o momento, com sensação de perda de tempo.
·         Preocupados, tendem a assumir o controle das situações (o culpam-se por não assumirem).
·         Preferem alimentos de sabor doce, adstringente e amargo, e comidas frias.
·         Sem sede e fome agudas, intensas.
·         Comem e bebem muito, sobretudo vinhos.
·         Nos sonhos veem flores, florestas em chamas, estrelas cadentes, relâmpagos, raios brilhantes de sol e fogo.
·     Têm um sono geralmente bom, mas, em situações de desequilíbrio e de envolvimento excessivo com o trabalho, seu sono pode ser perturbado por sensações de calor e pelo cansaço.
·         Gostam de clima frio.
·         São ordeiros, organizados, principalmente no uso do dinheiro.
·      O emocional é um de seus pontos-chave, em virtude de suas reações muito extremadas. Podem transitar entre a paixão e o ódio intenso com muita rapidez.
·         São afetivos com os seus dependentes, mas podem se tornar muito ciumentos.
·         Experimentam emoções ardentes, são amorosos, calorosos e entusiásticos.
·         Os homens são muito apreciadores de mulheres, dedicados a elas, além de serem galantes, perfumados e vaidosos.

A manutenção do equilíbrio das pessoas da constituição Pitta depende muito de suas condições emocionais e das condições ambientais, bem como da moderação e de controle das toxinas alimentares. Quanto mais puros e balanceados forem os seus hábitos de vida e o seu meio ambiente, mais chances terão de se manter em equilíbrio.


Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.


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