Características Psicológicas de Kapha




No conteúdo abaixo encontra-se uma breve explicação das características psicológicas de Pitta. As descrições se referem puramente a este dosha. Vale lembrar que a maioria das pessoas tem constituições mistas, e a agudez das características de cada dosha são amenizadas pelo outro dosha dominante.



KAPHA (tipos kapha + terra)

O humor que mantém as coisas unidas, fornece o suporte para a manifestação dos outros humores e mantém nosso emocional e sentimentos como amor, compaixão, paciência e perdão.

Características: untuosidade, estabilidade, coesão, paciência.

Os tipos kapha são de temperamento emotivo e, de um modo positivo, são muito amorosos, dedicados e leias. De um modo negativo, tem muito desejo, apego e podem ser possessivos ou gananciosos. Essas pessoas são românticas, sentimentais e choram com facilidade.

No que concerne a inteligência, são mais lentos na aprendizagem do que os outros tipos, mas retém na memória o que aprendem. É preciso que repitam muitas vezes a mesma coisa para aprender. Não são criativos nem engenhosos, mas realizam coisas e as tornam úteis. São melhores em terminar as coisas em vez de as começar. Gostam de dar forma às coisas e criam instituições e estabelecimentos.

Os tipos da água são tradicionais ou convencionais em sei comportamento e em suas crenças. Gostam de pertencer a alguma coisa, de fazer parte de um grupo. São pessoas felizes e aceitam as coisas como são. São estáveis, mas por vezes ficam estagnadas. Não gostam de mudar e acham difícil a mudança, mesmo quando a desejam. São amigáveis, em particular com pessoas que conhecem e se apegam à família; entretanto, tem dificuldade para se relacionar com estranhos e forasteiros. Conquanto não gostem de magoar os outros, podem ser insensíveis às necessidades dos que não fazem parte do seu círculo. Vez por outra, são capazes de deixar de lado o seu fardo, para abrandar ou carregar o fardo dos outros.

Os tipo kapha comumente são bons pais pais e provedores. Quando são mulheres, dão boas mães e esposas e gostam de cuidar da casa. Quando homens, estes podem ser mestres-cuca ou trabalhar em restaurantes. Com sua grande caixa torácica, pulmões fortes e voz possante, são bons cantores. São excelentes na administração de bens e dão bons banqueiros. Uma vez motivados, podem ser coerentes e muito empenhados apegando-se a tudo o que adquirem.


#ayurveda #doshas #kapha #características #psicológicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário