Característica Psicológicas de Vata


No conteúdo abaixo encontra-se uma breve explicação das características psicológicas de Vata. As descrições se referem puramente a este dosha. Vale lembrar que a maioria das pessoas tem constituições mistas, e a agudez das características de cada dosha são amenizadas pelo outro dosha dominante.


VATA (tipos do ar + espaço)

Aquele que põe toda a existência em movimento, além de movimentar os outros dois humores permite à mente adaptar-se e compreender, animando o nosso aparelho sensorial.

Características: movimento, respiração, impulsos nervosos, eliminações, ansiedade.

Os tipos vata são velozes e ágeis no pensamento, e apresentam interesses e inclinações instáveis. São falantes, informados e intelectualizados; além disso, são capazes de compreender pontos de vista diferentes. A mente dessas pessoas por vezes divaga e escapa-lhes ao controle. Enquanto podem ser informados sobre muitas coisas diferentes, em geral, são indecisos e inconstantes. Têm pouca determinação, coerência e confiança em si mesmos, chegando a ter por vezes uma imagem negativa de sua pessoa.

As pessoas do tipo vata sofrem, sobretudo com o medo, que é sua primeira reação a qualquer coisa nova ou estranha. São propensos a se aborrecer, angustiam-se facilmente e comumente se desequilibram emocionalmente. Vivem no “mundo da lua” e dão a impressão de estarem alheias ao que se passa. Sua memória é apenas de fatos recentes, ou erradia. Essas pessoas sofrem vivamente com o excesso de trabalho ou esforço e tendem a se exceder em tudo o que fazem.

Os tipos do ar são bons professores, bons programadores de computador e excelentes na comunicação, bem como nos meios de comunicação de massa. Têm o pensamento claro, são precisos na escrita e na organização de dados. São bons músicos, porém podem ser demais sensíveis a todo tipo de barulho. Em geral, são criativos e a maioria dos artistas é desse tipo.

Essas pessoas podem ser muito sociáveis e gostam de se misturar a pessoas de todos os tipos; no entanto, quando o elemento ar é demasiado, elas ficam sozinhas, tornando-se hipersensíveis ao contato humano. Isso acontece porque têm o que dizer em grande quantidade e ignoram de que modo relatar tantas coisas e não porque são realmente de natureza solitária. Comumente, são rebeldes e não gostam de ser líderes nem seguidores; entretanto são dos três tipos os mais flexíveis, adaptáveis e aptos à mudança, quando compreendem o que precisam fazer.




#ayurveda #doshas #vata #características #psicológicas


Nenhum comentário:

Postar um comentário