Dicas para uma alimentação mais saudável




Alimentos Processados e Congelados:
Comidas processadas e congeladas não tem prana (energia vital), portanto, esses alimentos não cumprem todo o ciclo da digestão. São alimentos muito pesados para digerir e transformam-se apenas em toxinas e depósitos de gordura, e não são considerados alimentos dentro do Ayurveda.

Alimentos da estação:
Devemos comer os alimentos de acordo com as estações. Os alimentos das estações são sempre mais
abundantes e os mais baratos, e por estarem em sua época natural de colheita, a tendência é que tenham menos agrotóxicos.


Realçadores de sabor:
Os realçadores de sabor que existem em quase 100% dos alimentos industrializados confundem as memórias de sabor do nosso corpo. Atrapalham a memória do sistema digestivo e por isso os órgãos não sabem processar corretamente esses alimentos. Consequentemente, o organismo acumula os resíduos e as gorduras desses alimentos como toxinas.


Quantidade ideal para ingestão de alimentos:
O espaço do estômago pode ser dividido em 3 partes:
·  1/3 deve ser preenchido com alimentos sólidos, estruturais e construtores de mucosidade, características de Kapha
·   1/3 deve ser preenchido com alimentos semi-líquidos e líquidos mornos, geradores de bílis e fluídicos, características de Pitta  (chá quente, sopas).
·    1/3 deve permanecer vazio, para o ar poder se movimentar, onde Vata possa atuar para uma perfeita digestão e formar o bolo fecal.   

        A quantidade de alimento necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas duas mãos.
     Quando comemos com calma e devagar, em um determinado momento percebemos um leve arrotinho. No momento em que percebemos este arrotinho, devemos parar de comer, pois este é um sinal de que já ingerimos uma quantidade suficiente de comida.




Dicas para uma boa refeição:

·         Para a refeição ficar completa, procure ingerir os seis sabores:
Doce, picante, azedo, salgado, amargo e adstringente.
- Comece pelo sabor doce (amidos, cereais e leguminosas), e depois continue com o sabor picante, azedo, salgado, amargo e adstringente.
- As saladas devem ser comidas por último, regadas com um pouco de azeite, sal marinho ou limão para facilitar a digestão e evitar gases. Podem ser ingeridas misturadas com as comidas quentes também.

·        Coma devagar e mastigue bastante, principalmente carnes e alimentos de sabor doce como farináceos e cereais.

·         Se comer frituras: coma alguma especiaria digestiva durante a refeição (gengibre, pimenta do reino, canela, cravo), e após tome um chá de alguma erva digestivas (gengibre, camomila, hortelã, erva doce). Consuma com muita moderação. A fritura aumenta Kapha e Pitta.
      Se fizer fritura, frite com a manteiga ghee.

·    Coma somente quando tiver fome. Não confunda impulso emocional com a fome. Todo alimento ingerido sem fome não será metabolizado pelo organismo e se tornará toxinas.

·         Não coma quando estiver chateada (o), magoada (o) ou nervosa (o). Nesse estado o organismo libera enzimas e substâncias químicas emocionais que não favorecem a digestão.

·    Coma sempre sentada (o), em um ambiente calmo e tranquilo. Quando nos alimentamos em um ambiente agitado, o nosso organismo absorve e metaboliza esta energia.

·    Não olhe televisão ou faça alguma leitura durante a refeição. Se fizermos outra coisa enquanto comemos, não iremos perceber a quantidade ideal que devemos consumir. Alimentar-se bem exige consciência. Alimentar-se é um momento sagrado, um momento de oração. 

·      Se for possível, tome um chá digestivo 30 minutos antes das refeições principais (camomila, gengibre, hortelã, erva doce ou canela, a erva que for melhor para a sua constituição).

·         Prefira pratos frescos e preparados na hora. Evite comer alimentos velhos e requentados, congelados, enlatados, embutidos e em conserva. Esses alimentos já perderam a sua energia vital, são muito difíceis para serem digeridos e provocam gases.

·         Procure comer mais alimentos levemente cozidos, mornos ou quentes. Evite excesso de alimentos crus, o organismo tem mais dificuldade em digerir esses alimentos.

·         Evite qualquer alimento gelado. Os alimentos gelados prejudicam o fogo digestivo do nosso organismo, ou seja, atrapalha a digestão e metabolização dos alimentos.

·         Procure fazer as refeições nos horários indicados: tomar café entre 6 e 8 horas, almoçar entre 11 e 14 horas e jantar entre 18 e 19 horas. Evite comer alimentos sólidos depois das 20 horas.

·         Café da manhã, deve ser ingerido de 30 min a 1 hora depois de acordar, entre 6 e 8 horas. Para Vata deve ser mais nutritivo, Pitta normal, e Kapha moderado e leve, dando ênfase em frutas e alimentos que ajudem na digestão.

·        Nenhuma água deve ser tomada durante, nem logo após as refeições. Pode-se tomar um chá digestivo morno, e pouca quantidade.
      Jamais tomar leite durante as refeições, o leite deve ser ingerido sozinho, acompanhado somente pelo sabor doce, como biscoitos sem gluten, por exemplo. Sempre ingerir leite morno ou quente com especiarias.

·         Se você se alimentou em horário errado ou comeu alimentos pesadas, na próxima refeição coma algo leve, digestivo, e tome um chá digestivo.

·    Aproveite os sucos para equilibrar os doshas. Os sucos entram direto na corrente sanguínea, apaziguam mais rapidamente as emoções refletidas nos desequilíbrios dos doshas. Por exemplo, a irritação é um sintoma de excesso de fogo. Um suco de couve é uma boa opção para refrescar e acalmar as emoções.

·     Evite comer misturas de muitos cereais secos, como granola e ração humana por exemplo. Não devemos misturar muitos ingredientes na mesma refeição. Muita mistura dificulta a digestão, sobrecarregando o organismo e provocando gases. A granola e a ração humana normalmente têm mais de 10 tipos de grãos e são cereais muito secos. A secura desses alimentos aumentam vata e podem provocar constipação.

·         Evite farinha de trigo branca e flocos de milho (sucrilhos), são carboidratos pobres.

·     Soja: o nosso organismo tem muita dificuldade em digerir a soja, pois ele é o grão mais ácido de todos os grãos e seca o organismo.
A proteína de soja também não é benéfica para o nosso organismo, pois ela já passou por vários processamentos, e se torna o bagaço que restou da soja. A proteína não é digerível pelo organismo, pois ele suga a água da digestão. Podemos aproveitar o leite de soja (orgânico), o tofu e o missô (orgânicos), sempre de boa procedência. 
Não é recomendado que crianças e idosos tomem leite de soja, pois a soja é muito ácida e a digestão desse leite é mais lento.



 #ayurveda #digestão #saudável #cuidados #ayurvédicos #saúde #bem #estar #prevenção #doshas #vata #pitta #kapha #dicas #ayurvédicas







Nenhum comentário:

Postar um comentário